Previous slide
Next slide
CHICO-ASSINATURA

CHICO ALBUQUERQUE FOTOGRAFIAS

Nesse 25 de dezembro de 2020, relembramos a trajetória do fotógrafo Chico Albuquerque com o coração cheio de saudade e de memórias revividas a cada encontro com sua obra. Na mesma data, há 20 anos, ele fazia a sua passagem e deixava um legado que o eternizava como um dos mestres da fotografia brasileira.

Como forma de celebrar a vida e a obra do artista, a Imagem Brasil Galeria convida o público para prestigiar a exposição “Chico” acessível virtualmente no nosso site. Com a curadoria de Patricia Veloso, colaboradora e pesquisadora da produção do artista, uma seleção de imagens do acervo do fotógrafo pode ser apreciada.

Patricia Veloso
Pesquisadora e colaboradora direta de Chico Albuquerque

OBRAS DISPONÍVEIS PARA AQUISIÇÃO

SOBRE O FOTÓGRAFO

Natural de Fortaleza, CE, Francisco Afonso de Albuquerque (1917 – 2000), começou sua carreira no cinema, aos 15 anos, como auxiliar do pai, Adhemar Bezerra de Albuquerque, também cinegrafista amador. Aos 17 anos, passou a atuar como fotógrafo na Aba Film, empresa fundada pela família. Em 1934, profissionalizou-se como retratista.

Estabeleceu-se em São Paulo por quase 30 anos, onde administrou estúdio próprio, criando um acervo de mais de 75 mil imagens, sendo referência no Brasil nas áreas de fotografia de retrato, publicitária, industrial, de arquitetura e de documentação urbana. 

Na trajetória do artista, sua produção autoral é composta por ensaios célebres: Mucuripe (1952) e Jericoacoara (1985), que colocam em primeiro plano paisagens e personagens da sua terra natal. Ao longo da carreira, desempenhou um significativo papel na fotografia brasileira do século XX diante da originalidade e pioneirismo que traduziam suas obras, participando de mostras nacionais e internacionais, colecionando grande número de premiações.