sol-para-mulheres-header3
SOL

O programa “Sol para Mulheres” reafirma o compromisso da Imagem Brasil Galeria em valorizar e divulgar o trabalho de produtoras de imagem no Ceará, incentivando a criação artística e o compartilhar de conhecimentos.

A partir da formação de grupos de estudos teóricos e práticos, as participantes têm encontros mensais com convidados de expressiva atuação no universo das artes, que colaboram com reflexões sobre a produção contemporânea e temas afins. Esses momentos são também para apreciação coletiva de obras, articulação de intercâmbios e trocas de experiências.

A iniciativa visa a criação/ formação livre para que a produção de mulheres fotógrafas cearenses se consolide para além de qualquer limite.

Após a estreia de uma exposição com 26 integrantes do grupo na Feira Oriente de Artes Visuais (RJ), em novembro de 2019, a mostra foi exibida em Fortaleza na Imagem Brasil Galeria, em janeiro de 2020, e recentemente apresentada em uma versão reduzida na Meio Sola Maison, por ocasião do Mês Internacional da Mulher.

Iniciado em agosto de 2019, no Dia Mundial da Fotografia, o programa conta atualmente com a participação ativa de 60 mulheres e pode ser acompanhado também nas ações promovidas pelas redes sociais.

Contemplado com palestras dos curadores João Kulcsár (SP), Simonetta Persichetti (SP), Cecília Bedê e Dodora Guimarães; das professoras Glória Diógenes, Elis Teixeira e Ada Kroeff; da galerista Adriana Braga (RJ) e Wagner Ferrer (RJ), dos artistas Rosângela Rennó (RJ), Pedro David (MG), Sérgio Carvalho, Waléria Américo e Solón Ribeiro, o programa contou também com participações especiais do pesquisador e artista Júlio Lira e do professor Carlos Velázquez.

Realização: Imagem Brasil Galeria
Coordenação: Patricia Veloso

 

Para saber mais sobre o programa, acesse:

sol-para-mulheres-4

EXPOSIÇÕES

A exposição “Meu Inventário Verde” abriu as comemorações do mês da fotografia em Agosto de 2022 na Imagem Brasil Galeria.
.
A mostra traz a questão ambiental vista por uma perspectiva artística, através do olhar de 25 fotógrafas do Sol Para Mulheres que, ao final do período de exposição, serão ressignificadas e transformadas em diversos tipos de produtos.
.
Essa ação completou o ciclo de um trabalho que tem sido pautado na atenção à preservação socioambiental e a de como podemos ajudar a desacelerar o processo de aquecimento global e minimizar os danos à natureza a partir de ações cotidianas e coletivas.
As fotógrafas do coletivo Sol para Mulheres aceitaram o desafio de olhar o entorno para quantificar e qualificar as espécies de árvores existentes no quarteirão onde cada uma delas reside. Foram 36 participantes coletando informações em 25 bairros, que contemplam as 12 regionais da capital cearense e Região Metropolitana, um esforço coletivo que culminou em um importante documento sobre a arborização de Fortaleza. Durante a pesquisa surgiram inúmeras imagens produzidas pelas participantes desse projeto. São criações que tocam a dimensão simbólica e refletem as impressões dessas artistas acerca do que re(conheceram) do “verde” presente na paisagem da cidade.
 
O projeto foi apresentado na exposição “Imersão no Gênero Feminino”, que tem curadoria de Nathalie Nicolas, no Museu da Universidade Federal do Ceará – MAUC.
Viver 2020 reúne fotografias, traduções de gestos, olhares, respiros, alucinações e vários cotidianos reais e inventados, que falam sobre o hoje pandêmico e também esperam um recomeço ainda sem data. A iniciativa é resultado de processos criativos de participantes do grupo Sol Para Mulheres, que ressignificaram o tempo em suspensão frente ao isolamento social.  Decididas em continuar com as produções de imagens durante a pandemia, as artistas registraram faces simbólicas de um novo cotidiano até então desconhecido, que transformou relações e espaços íntimos e coletivos.

EVENTOS