Previous slide
Next slide
aqPrancheta 12 cópia 2@4x-8

Sob o solo, raízes. Passeamos pela cidade sem nos darmos conta de quantas conexões podem existir abaixo dos nossos pés, entre o concreto duro e o que há de vida tímida ou pulsante se erguendo em direção à luz do sol.


Fomos provocadas a estar atentas. A andar a pé circulando no nosso quarteirão. A enxergar a ausência ou presença do que nos acostumamos a chamar de natureza no meio da selva dura que é uma cidade. Caminhamos em busca de restabelecer uma conexão com aquilo que é parte essencial do mundo, chamadas a ver com cuidado cada desenho de folha e cores e texturas de cascas; a tentar identificar que flores e frutos podem existir ali tão perto e nós nunca prestamos atenção.

Inventariando memórias vivas e poesia cotidiana, respiramos verdes diversos e tentamos trazer um pouco mais de esperança para a Fortaleza em que vivemos.

Natália Rocha

 

Coordenação do projeto
Patricia Veloso

Comunicação Visual
Wend Castelo

Projeto Expográfico
Lara Veloso

Produção
Cis Ferreira, Denise Luz, Juliana Lima, Gabriela Dantas, Natália Rocha e Sabrina Moura

Curadoria
Coletiva do grupo Sol para Mulheres

Apoio e consultoria
Ângela Costa Araújo e Leonardo Jales

OBRAS DA EXPOSIÇÃO

PROJETO “MEU INVENTÁRIO VERDE”

As fotógrafas do coletivo Sol para Mulheres aceitaram o desafio de olhar o entorno para quantificar e qualificar as espécies de árvores existentes no quarteirão onde cada uma delas reside. Foram 36 participantes coletando informações em 25 bairros, que contemplam as 12 regionais da capital cearense e Região Metropolitana, um esforço coletivo que culminou em um importante documento sobre a arborização de Fortaleza. Durante a pesquisa surgiram inúmeras imagens produzidas pelas participantes desse projeto. São criações que tocam a dimensão simbólica e refletem as impressões dessas artistas acerca do que re(conheceram) do “verde” presente na paisagem da cidade.

 

Participantes

Adriana Pimentel 
Agatha Creston 
Aline Caldas
Ana Caroline Aragão 
Ana Mundim
Anna Letícia Carvalho 
Beatriz Bley
Cis Ferreira
Delfina Rocha
Denise Luz
Denise Marçal
Elaina Forte
Gabriela Dantas
Ianara Alencar
Isabelle Montenegro
Jane Batista
Juliana Mota
Juliana Oliveira 

Karine Gallas
Lara Veloso
Larissa Bezerra
Lia Ciarlini
Livia Carneiro
Lorena Armond

Luciana Rodrigues
Marcella Elias
Mariana Torres
Natália Rocha
Neiva Cardins
Patricia Veloso
Rafa Eleutério
Rafaela Silva
Regina Clemente
Sabrina Moura
Sylvia Cavalcante
Vitória Lima

Abertura da exposição “Imersão no Gênero Feminino”

Coletiva com curadoria de Nathalie Nicolas, no Museu de Arte da UFC – MAUC.

“A exposição lança um olhar amplo e aberto às várias formas de expressão das 24 artistas convidadas a confrontar as suas obras num diálogo em torno da questão da condição da mulher e do meio ambiente. As artistas apresentam um conjunto original de desenhos, fotografias, instalações, pinturas, cerâmicas e objetos em diálogo com o espaço do Museu.

O objetivo dessa exposição é justamente abordar, através da arte e sob o ângulo da visão da mulher, as grandes crises ambientais e a condição contemporânea do feminino. A mulher, a mãe natureza, a opressão, e a destruição ambiental: o que têm a dizer sobre isso as mulheres artistas, artisticamente?

Na segunda parte da exposição, intitulada «Meu inventário verde», apresenta-se uma seleção de fotografias, produção do grupo de artistas (fotógrafas) “Sol para Mulheres”, galeria Imagem Brasil.

O «inventário verde» é um registro original e elegante que nos permite apreciar a multiplicidade de interpretações para descrever as espécies vegetais que habitam o nosso quotidiano e que muitas vezes são ignoradas por nós. Esse trabalho é resultado de um projeto realizado com 37 artistas que produziram inúmeras imagens de Fortaleza e de outras regiões voltadas para a observação sensível da natureza em ambiente urbano, comumente chamado de «floresta urbana» (“urban jungle”). Esse trabalho nos conduz a maravilhosas redescobertas de nós e do meio ambiente.” MAUC, 22.02.2022