Santo Sertão | Sérgio Carvalho


Especificações

Tem interesse nesta obra?

Veja outras séries por

Informações adicionais:

| Impressão: Papel 100% algodão Canson Infinity Rag 310, com tinta de pigmento mineral, em qualidade museológica.
Cópia assinada e certificada pelo autor.
| Tiragem: limitada.

Incluso certificado de autenticidade da obra.

________________

“Siga o caminho das pedras…
siga o caminho da luz.

Duas energias poderosas dão o ponto e a liga desse caldeirão cultural que chamamos de nordeste. A luz, geograficamente equatorial, que ao passar pelo crisol cultural brasileiro expõe curvas de dimensões insuspeitadas. E as cores, que, no universo da fé, exibem seu destino de cavalo da luz. Em Santo Sertão, Sérgio Carvalho cria trilhas visuais e demarca sua própria profissão de fé aprendendo com os devotos a seguir o caminho das pedras.

Nesta exposição, Sérgio nos convida a entrar nas Salas de Santo que lhe foram ofertadas pelos fiéis donas e donos da casa e a transmutar nosso respeito em curiosidade para tentar entender de onde vem tanta luz, tanta cor, tanta fé. Mas aí vamos às pedras, vamos as trilhas do Sérgio que, em respeito a todo esse universo, cria um momento, uma espécie de silêncio da cor, para nos mostrar em tons de cinza os contornos, volumes e densidades dessas pedras que se misturam com os tons de cinza dos devotos e constroem essa geografia da fé.

Sérgio Carvalho fecha o imaginário da fé nordestina, aberto por Deus e o Diabo na Terra Sol, mostrando que a Terra da Luz traz o eco da fé propagado na luz do Santo Sertão.”

Carlos Carvalho
Curadoria

 

As fotografias disponíveis para aquisição serão impressas no papel 100% algodão Canson Infinity Rag 310, pela Imagem Brasil Fine Art.

________________

Sobre o autor:

Sérgio Carvalho, 46 anos, piauiense, fotografa desde os anos 1990, desenvolvendo a fotografia como expressão artística documental. Fez diversas exposições e participoude salões de arte e festivais de fotografia, como nas quatro edições do DeVERcidade em Fortaleza (2005, 2006, 2007 e 2010), FotoArteBrasilia (2010), Festival de La Luz (2010 – Argentina), Fotopoa 2012 (Porto Alegre), PhotobookAward 2011 (Kassel -Alemanha) e POY LATAM 2013.

Em 2005 participou de coletivo fotográfico que produziu o documentário “Gente do Delta”, contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE). Em 2006 foi um dos vencedores do Edital de Artes da FUNCET/Fortaleza, com o ensaio “Docas do Mucuripe”, em co-autoria com o fotógrafo Paulo Gutemberg, cujo livro foi publicado em 2010. No mesmo ano, publicou o livro “Retrato Escravo”, junto ao fotógrafo João Roberto Ripper, publicação indicada como uma das melhores de 2010 pelo Internacional Photobook Festival 2011(Kassel, Alemanha) e Menção Honrosa no POY LATAM 2013. Também publicou os livros “Barbearia do Tempo” (2011), “Às vezes, criança – Um quase retrato de uma infância roubada” (2012) com o poeta Rubervam Du Nascimento e o livro “Homens-Caranguejo” (trabalho coletivo, 2013). É membro-fundador e ex-diretor do IFOTO – Instituto da Fotografia, em Fortaleza/CE.

Outras Obras | Acervo